Imagem do post
Compartilhar

Você tem uma estratégia de redes sociais? Mas será que você tem mesmo uma es-tra-té-gia?

Muitas empresas têm uma ideia do que desejam compartilhar com o público, mas não documentam, planejam e nem acompanham de verdade tudo que é publicado — e muito menos as reações dos seguidores.

O resultado são perfis sem seguidores, com baixo engajamento e ROI de marketing que não justifica o tempo gasto com a tática em questão. Nem adianta colocar a culpa nos algoritmos. O fato é que sem o devido planejamento, seguido de uma execução à altura, não dá para se destacar no competitivo cenário das redes sociais.

Quer saber como realizar uma estratégia de verdade para as suas redes sociais e colher resultados reais? Então vamos lá!

 

Não importa o porte de sua empresa, sua estratégia tem de ser impecável porque é assim que se tem resultados duradouros. É assim que se ganha dinheiro e fortalece a marca, e é assim que as redes sociais se transformam no recurso indispensável de que todo mundo fala.

O primeiro ponto a definir quando iniciar seu planejamento deve ser: você vai usar seus perfis sociais para quê? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas decidir uma abordagem elimina outras possibilidades.

É importante avaliar todos os cenários e escolher o melhor.

6 elementos que a sua estratégia precisa ter como já destacamos no início, não adianta ter uma estratégia pela metade. Se é para investir nesse canal poderoso, que seja do jeito certo.

 

1. Regularidade Em que dias e horários você publica atualizações em cada rede social? É preciso ser regular, de modo que as pessoas até saibam quando vai ser seu próximo post. Isso mostra que a sua marca é confiável, organizada e que está presente para contribuir de forma séria e constante, não como alguém que aparece de vez em quando, “de paraquedas”, para dar uma opinião qualquer. Se não for regular na sua estratégia, o público não terá motivos para levar a sua mensagem a sério.

 

2. Personalidade própria A autenticidade é fundamental para se destacar em qualquer ambiente, seja físico ou digital. As pessoas percebem se os seus posts são originais ou se tentam copiar o estilo de outras marcas. Tenha sua própria personalidade, não tente ser como os outros. O tom e a voz da sua marca ficam evidentes no tipo de conteúdo que produz e na forma que conversa com os seguidores. Se for original, as pessoas vão se sentir atraídas pela sua marca e é provável que queiram saber o que ela tem a dizer.

 

3. Compreensão do ambiente Já viu alguma marca que não sabe se comportar no ambiente virtual? Pois é, as redes sociais estão cheias delas. Falamos acima sobre a personalidade da marca, que é vital para o sucesso. Por outro lado, entender como cada rede social funciona e se adaptar a isso também é.Fazer isso pode ser comparado a aprender as regras de comportamento de um lugar que você nunca frequentou, para segui-las e mostrar respeito. O ambiente normalmente é mais informal, mas tome muito cuidado para não exagerar nas brincadeiras. Qualquer deslize pode ser fatal para a reputação da empresa.

 

4. Atendimento ao cliente Dar suporte a seus clientes é fundamental para uma boa avaliação de sua empresa. Você pode criar perfis específicos para prestar ajuda ao público. Isso requer treinamento em atendimento e o uso de outras ferramentas que permitam atender os clientes, não apenas sobre assuntos relacionados a redes sociais, mas a qualquer aspecto do seu produto.

 

5. Engajamento Engajamento é o que leva as pessoas a ouvirem e seguirem seus conselhos e recomendações. Em outras palavras, é o que gera credibilidade e poder de influência sobre sua base de seguidores. Por isso, participar e promover discussões relevantes, em vez de fazer autopromoção, é a melhor forma de conduzir sua presença nas redes sociais.

 

6. Equipe treinada e qualificada Não caia no erro de deixar qualquer pessoa responsável pelas redes sociais. Uma coisa é usá-las para fins pessoais, outra bem diferente é ser o porta-voz da empresa no canal mais direto de comunicação com os clientes. Toda publicação ou interação é (ou tem o potencial de se tornar) pública. Essa equipe precisa de muito treinamento e boas ferramentas para fazer um bom trabalho. Com esses 6 elementos configurados corretamente, sua estratégia de redes sociais vai estar completa. Mas o principal é que você aprenda na prática. Mesmo com todos os elementos alinhados, precisará ter paciência e fazer testes para otimizar os resultados. Logo, terá uma audiência engajada, que gera conversões para a sua empresa.

 

 

 

Fonte: https://rockcontent.com/blog/estrategia-nas-redes-sociais/