Imagem do post
Compartilhar

A verdade é que muitos empresários ainda encaram o marketing digital como um gasto, ao invés de olhá-lo mais como um investimento que pode gerar ótimos resultados quando bem planejado e executado. Afinal, um dos vários objetivos do marketing digital é preparar o público e gerar vendas, o que deixa de acontecer quando não se há investimentos nesta área.

Infelizmente, esta mentalidade ainda está muito presente, o que faz com que, ao menor sinal de crise, muitas empresas abandonem seus projetos de marketing digital. O problema é que parar de investir em marketing digital em época de crise também pode fazer com que a empresa deixe de atingir vários possíveis clientes, além de não impactar pessoas que já são clientes, o que faz com que a firma perca muito dinheiro.

Atualmente, empresas que não estão nas redes sociais ou na internet como um todo, através de um blog ou site, podem acabar esquecidas, o que fará com que a crise realmente se abata sobre elas. Afinal, quando precisamos de um produto ou serviço, logo procuramos na internet e fazemos pesquisas em redes sociais para dar conta desta necessidade.

Tenha em mente que, mesmo em tempos de crise, as pessoas gastam dinheiro com algo que entendem que é essencial ou pode facilitar suas vidas. E, para atingir essas pessoas, é preciso realizar investimento em ações bem planejadas, que irão aumentar a presença digital da sua empresa, tornando-a mais visível a qualquer potencial cliente.

O marketing digital tem papel chave no apoio do plano de marketing e nas ações diretas para gerar vendas. No Brasil, atingimos a marca de 110 milhões de internautas, que deixam diariamente um rastro de milhões de informações, como buscas no Google. Existem ferramentas de fácil utilização, ao alcance de todos, para análise das tendências de mercado, como o Google Trends e as estatísticas do próprio site da empresa.

Uma agência digital possui vários profissionais com diferentes competências, para usar da melhor forma possível as ferramentas digitais. Não desperdice as oportunidades do marketing digital com amadorismo. Lembre-se de que o investimento em publicidade digital deve visar o aumento de vendas. Portanto, pense em retorno antes de pensar em custo. É claro, dê um passo de cada vez, dentro das possibilidades financeiras, pois é sempre necessário plantar antes, para depois colher.

A internet atingiu um alcance ilimitado hoje na vida das pessoas. Esse alcance alterou vários aspectos do nosso cotidiano. Um desses aspectos é a maneira com que as pessoas compram e vendem, enfim, a maneira como o consumidor faz negócios. E é nesse aspecto, graças ao avanço e a comodidade proporcionada pelo mundo virtual, que o marketing digital se torna um importante aliado para o empreendedor driblar a crise.

Uma das características mais relevantes do marketing digital é o seu baixo investimento, isso porque efetuar divulgação no meio online não é caro como efetuar divulgação nos meios mais tradicionais. 
Além do baixo investimento, as ferramentas de marketing digital permitem que o empreendedor tenha total conhecimento do andamento dos seus negócios, visto que no meio digital, é possível aferir o alcance do público e também a audiência e a aceitação do seu produto. Essa capacidade de mensurar o seu negócio possibilita que mapear e compreender o perfil de compra do consumidor, facilitando assim a sua abordagem.

Outra vantagem do marketing digital é a sua onipresença, pois na internet, o seu negócio poderá estar sempre junto do seu cliente 24 horas por dia. Além disso, a utilização das redes sociais, quando feita de forma inteligente e devidamente planejada, demonstra ser uma ótima ferramenta de comunicação e divulgação para o público-alvo.

Nas épocas de crise econômica, uma das primeiras coisas que os donos de empresas pensam em cortar é a verba do Marketing Digital. A maioria o faz assim porque pega aquela onda chamada “cortar gastos”. Entretanto, tratar o Marketing como despesa é um erro que pode ser fatal.

Como diria o publicitário norte-americano Bruce Fairchild Barton (1886-1967), “em tempos de vacas gordas, todos querem anunciar; já em tempos de vacas magras, todos devem anunciar”.
 

Gostou do Conteúdo? Curti! Compartilha :)  ................. Feito com <3 Bridge