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Em tempos de isolamento social, muitas empresas e profissionais autônomos têm adotado o home office como alternativa. Para quem não está acostumado, trabalhar em casa pode ser desafiador, e nós preparamos algumas dicas. Confira:

Tenha uma rotina

Levantar da cama, tomar banho, se vestir, tomar café e iniciar os trabalhos. Seguir uma rotina diária ajuda a se conectar no trabalho. Um detalhe: pode parecer tentador ficar de pijama, mas o simples fato de trocar de roupa já ajuda o cérebro a perceber a mudança de momento, evitar a preguiça e ficar mais concentrado. 
Importante: na hora de montar seu cronograma diário, lembre-se de também incluir atividades físicas e de lazer, mesmo que essas tenham de ser adaptadas em tempos de quarentena.  
 

Organize seu espaço de trabalho

Marshall Goldsmith, coach de liderança e escritor, afirma que "se você não cria e controla seu ambiente, seu ambiente cria e controla você". Na realidade do trabalho em home office, isso é muito verdadeiro. 
Um espaço desorganizado, com excesso de barulho ou estímulos visuais vai atrapalhar sua atenção e concentração. Portanto, escolha um local exclusivo para trabalhar e arrume o ambiente para essa tarefa. 
Quando possível, escolha espaços mais abertos e arejados. Além disso, lembre-se de limpar regularmente superfícies como as do seu smartphone e notebook, por exemplo.
 

Defina seus objetivos do dia

Todo mundo se motiva a partir de metas. Assim, crie alguns objetivos diários para seu trabalho e não deixe de comemorar quando conseguir atingir o que você propôs – isso vai ajudar a manter sua motivação em dia.
 

Utilize ferramentas de comunicação, produtividade e de organização do tempo

Os apps são grandes aliados do home office. Experimente utilizar alguns para ajudar nessa rotina. Há, por exemplo, o Trello (para organizar e gerenciar seus projetos), o Slack (para comunicação com colegas), o Google Hangouts Meet (para videoconferências online), o Clicksign (para gestão e assinatura a distância de documentos com validade jurídica), o Toggl (para controle das horas trabalhadas), entre outros.
 
E, então, tá em home office e tem mais alguma dica? Envie para nós!