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Você já deve ter observado que os clientes em geral querem respostas em rápido tempo, o que nem sempre é possível para as empresas. Mas vamos te contar quão importante é dar atenção a eles, veja só.

 

Chat empresarial:

Trata-se de um canal de comunicação acessível para o cliente e que representa custos muito baixos para a empresa. Um dos motivos para a popularidade desse tipo de atendimento é a seu versatilidade.

O atendimento ao cliente via chat pode ser implementado através de diferentes plataformas, indo desde redes sociais até o próprio site da empresa.

 

Outra vantagem é que boa parte desse atendimento pode ser automatizado, economizando muitos recursos para as empresas. Por exemplo, hoje em dia existem inteligências artificiais simples, capazes de responder preguntas frequentes dos clientes.

É interessante ressaltar: a automação é um recurso importante, mas não deve ser o único.

Seus clientes devem ter a opção de falar diretamente com um membro da equipe se precisaram.

 

Outra dica é que a opção automatizada do atendimento deve deixar claro que o cliente pode falar com um representante a qualquer momento.

Hoje, o atendimento ao cliente via chat já é uma expectativa. Isso é, seu público conta com opções de comunicação com a empresa que sejam acessíveis, diretas e convenientes como o chat.

Embora a expectativa do mercado seja uma das principais razões para adotar o atendimento ao cliente via chat, ela está longe de ser a única. Essa modalidade de comunicação com o cliente pode oferecer muitos benefícios para sua marca. Por exemplo, a empresa passa uma imagem muito mais profissional e acessível para o público.

Outro benefício está no uso otimizado dos recursos e do tempo da sua equipe. O chat é prático e rápido para eles também! Além disso, com um sistema de respostas automáticas, você pode diminuir o volume de trabalho da equipe de atendimento.

 

E, finalmente, o atendimento ao cliente via chat é barato e fácil de implementar.

Importância: Hoje, a maioria das pessoas mantém contato com familiares e amigos através das redes sociais e aplicativos de mensagens por texto. Quando o assunto é a comunicação com empresas, isso também é verdade. Por isso, investir nesses canais de relacionamento é muito importante. Entrar em contato com sua marca deve ser um processo natural e simples para seus clientes. E, atualmente, isso significa conversar através de chat ou das redes sociais.

 

 

Como fazer o atendimento ao cliente via chat?

Para começar a atender clientes via chat, você vai precisar:

  • Escolher as plataformas que sua empresa irá usar;
  • Definir quais são as perguntas mais frequentes;
  • Definir quais porções do atendimento serão automatizadas;
  • Criar padrões de qualidade e de ações para o atendimento.

 

A seguir, separamos algumas dicas gerais que irão ajudar você a não errar na implementação deste canal:

  1. Não deixe o cliente esperando;
  2. Utilize respostas rápidas e curtas;
  3. Tome cuidado com o uso da linguagem;
  4. Tenha uma base de conhecimento e template (documento com respostas prontas);
  5. Use um sistema que unifique as formas de atendimento;
  6. Amplie os horários de atendimento;
  7. Tenha informações a mão.

Seguindo essas dicas sua empresa poderá manter seu clientes e satisfazê-los através de um atendimento eficiente.

 

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Fonte de pesquisa: https://www.activecampaign.com/br/blog/atendimento-cliente-chat-guia